top of page
LOGO INSTITUTO GREYCE 2018.png

Dinâmicas Sistêmicas 

Constelações Familiares e Organizacionais

        O que são as Constelações Familiares e Empresariais?


      É uma Técnica de abordagem sistêmica que auxilia na solução de problemas pessoais, familiares e organizacionais/empresariais.

     Utiliza informações do inconsciente do cliente(s) tornando conscientes não apenas os sintomas mas as causas e suas consequências e acima de tudo como começar a solucionar.

 

        O objetivo da Constelação é o de reorganizar as posições dos membros da família para que cada um encontre um lugar que mais corresponde ao seu próprio desenvolvimento e o bem-estar do sistema. Desta forma, conflitos e problemas, resultados de embaraços inconscientes da família, podem ser solucionados.

Em Português: Constelação Familiar

Em Alemao:  Familienaufstellung

Em Inglês: Family and Organizational Constellations

 

        Qual o significado da palavra "Constelacão"?

 

       Devido as primeiras primeiras traducões dos livros de Bert Hellinger terem sido do Alemão para o Inglês, e mais tarde do Inglês para o Português, traduziu-se como Constelacão a palavra inglesa "Constellation" da palavra original do alemão "Aufstellung"

       Sendo assim buscando o real significado de cada palavra temos que:

De acordo com o Dicionário Michaelis Alemão - Português:

Familie:   Substantivo feminino que significa família.

 

Auf:         Preposição que pode ser seguida de dativo ou acusativo na gramatica alemã.

                 Com dativo indica permanência em lugar fechado ou evento.

                 Já o Auf com o acusativo indica direcionamento para um lugar, uma superfície, um objetivo.

 

Stellen:   Verbo transitivo que significa colocar pôr, regular, ajustar, acertar, preparar, fazer.

                  Verbo Reflexivo: colocar-se, posicionar-se, entregar-se

Stellung: Substantivo feminino que significa posição, colocação, emprego, posto, atitude.

Aufstllung: Substantivo feminino que significa colocação, apresentação, relação, lista, elaboração, organização,      montagem, estabelecimento e escalação.

Já de acordo com o Dicionário Oxford/Cambridge Inglês- Português temos que:

Constellation: Verbo literário que significa Forma ou causa para formar em um conjunto ou grupo; Reunião de pessoas, grupo.

 

                 Como funciona essa Técnica?

 

              A “constelação familiar” ou Dinâmicas Sistêmicas consiste em uma técnica no qual um cliente apresenta um assunto que quer resolver. De forma breve e sucinta o Facilitador de Constelação solicita informações sobre a vida de membros de sua família, como mortes precoces, suicídios, assassinatos, doenças graves, casamentos anteriores, número de filhos ou irmãos, sem buscar interpreta-lo, apenas tendo ciência dos fatos ocorridos. Este tema precisa ser relevante e de certa importância a vida do cliente.

 

                 Com base nas informações coletadas, solicita ao cliente que escolha entre as pessoas que estão presentes no grupo (local da realização da Dinâmica) para representar membros do grupo familiar, ele mesmo., eventos, situações, sentimentos ou até doenças presente na sua vida. 

               

                 Esses representantes são dispostos no local da Dinâmica da forma mental como o cliente sente que se apresentam as relações entre tais membros. Em seguida, guiado pelas reações (o que eles estão sentindo naquela posição -sensação de alegria, paz, carinho, amor, desconforto, mágoa, tristeza, rejeição) desses representantes, o Facilitador conduz, os representantes até uma cena onde todos os representantes tenham um lugar e se sintam bem dentro daquele sistema.

             Com essa técnica podemos perceber uma vasta gama de informações que antes estavam ocultas aos nossos olhos e mente consciente, vindo a esclarecer muitos fatos no campo das relações humanas como a melhoria dos relacionamentos familiares e interpessoais nas empresas, melhoria das relações no ambiente educacional, profissional e de qualidade de vida.

Quem pode se interessar pelas Dinâmicas Sistêmicas?
 

- Pessoas que tenham problemas e/ou dificuldades de relacionamentos familiar e/ou profissional .
- Pessoas que adoecem, que se acidentam com regularidade ou estão em risco de vida.
- Pessoas que estão em sofrimento por causas conhecidas ou desconhecidas.

- Todas as pessoas que se interessam em processos de auto conhecimento e auto desenvolvimento.

Temas que podem ser trabalhados em constelações


- Problemas no relacionamento com os pais e outros familiares
- Relacionamento com cônjuge/ex-cônjuge
- Doenças físicas, emocionais
  (depressões, dores de cabeça, psicossomáticos, etc.)
- Vícios e dependências (drogas, álcool, remédios, jogo, etc.)
- Sentimentos/sintomas físicas sem causa justificada

- Agressividade, submissão e revolta interior
- Ansiedade persistente e inexplicável
- Sentimentos de solidão e/ou abandono
- Dificuldade em demonstrar afeto

- Dificuldade em tomar iniciativas

- Falta de auto-estima/amor-próprio
- Problemas no relacionamento com os filhos

- Dificuldade em lidar com o dinheiro

- Dificuldade em lidar com o tempo
- Bloqueio na vida profissional

- Sentimentos de culpa

- Violações ou abusos

- Exclusão familiar
- Angústias e ansiedades
- Sentimento de vazio
- Mortes Prematuras

- Problemas de infância
- Acidentes frequentes

- Doenças Crónicas

- Sintomas em geral

- Insegurança

- Perda de filhos
- Tendências suicidas
- Medos diversos
- Auto realização
- Identidade
- Auto estima

- Abortos
 

PRECURSORES DAS CONSTELAÇÕES FAMILIARES E ORGANIZACIONAIS

                         Anton "Suitbert" Hellinger, conhecido simplesmente como Bert Hellinger, é um psicoterapeuta alemão, nascido em Leimen/ Alemanha no dia  18 de Dezembro de 1925, formou-se em teologia e em pedagogia e trabalhou 16 anos como membro de uma ordem missionária católica entre os Zulus na África do Sul.

                         Através de formações e experiência em campos variados, como Psicanálise, Terapia Primal, Análise Transacional, Hipnoterapia e Terapia Familiar, desenvolveu um método original de constelações sistêmicas, largamente difundido em todos os continentes.

            Hellinger desenvolveu seu método, fundamentadas em diversas formas de psicoterapia familiar, dos padrões de comportamento que se repetem nas famílias e grupos familiares ao longo de gerações. Ele deparou-se com os estudos da psicotarepeuta americana Virginia Satir quando ainda trabalhava com o seu método das “esculturas familiares".

             Esse movimento já havia sido descrito anteriormente por Levy Moreno, criador do psicodrama, por Rupert Sheldrake, biólogo Britânico que utiliza da teoria de evolução dos "campos morfogenéticos", apoiando-se em conceitos da Física Quântica, por Eric BerneFanita English de “análise de histórias”que descobriu que muitos problemas, dificuldades e mesmo doenças de seus clientes estavam ligadas a destinos de membros anteriores de seu grupo familiar.

https://youtu.be/LaoJr_U_Haw

Bert Hellinger 90 anos

          Rupert Sheldrake é um biólogo, bioquímico, parapsicólogo, escritor e palestrante inglês; mais conhecido por sua teoria da morfogênese. 

        A hipótese dos campos morfogenéticos foi formulada por Rupert Sheldrake. Segundo este estudioso, os campos morfogenéticos são a memória coletiva a qual recorre cada membro da espécie e para a qual cada um deles contribui.

“Morfo vem da palavra grega morphe que significa forma. O campos morfogenéticos são campos de forma; padrões ou estruturas de ordem. Estes campos organizam não só os campos de organismos vivos mas também de cristais e moléculas. Cada tipo de molécula, cada proteína por exemplo, tem o seu próprio campo mórfico -da hemoglobina a um campo de insulina, etc.

De um mesmo modo cada tipo de cristal, cada tipo de organismo, cada tipo de instinto ou padrão de comportamento tem seu campo mórfico.

Estes campos são os que ordenam a natureza. Há muitos tipos de campos porque há muitos tipos de coisas e padrões dentro da natureza…”
Os campos morfogenéticos ou campos mórficos são campos que levam informações.

“Campos mórficos são laços afetivos entre pessoas, grupos de animais – como bandos de pássaros, cães, gatos, peixes – e entre pessoas e animais. Não é uma coisa fisiológica, mas afetiva. São afinidades que surgem entre os animais e as pessoas com quem eles convivem. Essas afinidades é que são responsáveis pela comunicação. ”

“Ressonância mórfica” é o processo responsável pela coletivização da informação batizado por Sheldrake. Por meio dela, as informações se propagam no interior do campo mórfico, alimentando uma espécie de memória coletiva.

​ “A ressonância mórfica tende a reforçar qualquer padrão repetitivo, seja ele bom ou mal”, afirmou Sheldrake a Galileu. “Por isso, cada um de nós é mais responsável do que imagina. Pois nossas ações podem influenciar os outros e serem repetidas”.

Virginia Satir (26 de junho de 1916 - 10 de setembro de 1988) foi uma notável autora e psicoterapeuta norte-americana, conhecida sobretudo pela sua abordagem de terapia familiar e por seu trabalho com constelações sistêmicas

 

Virginia Satir é por muitos considerada como uma das figuras mais importantes dos métodos modernos da 'terapia' sistêmica familiar. Terapeuta, palestrante, trainer e escritora, Satir foi uma das pessoas do grupo original de terapeutas excepcionais modeladas por Bandler e Grinder a fim de criar o Meta Modelo e outras técnicas básicas da PNL

Uma marca registrada do trabalho de Satir, por exemplo, era treinar as pessoas para contatar e interagir com as partes internas delas mesmas, especialmente as partes modeladas dos membros familiares.

© Copyright - Instituto Greyce Kelli de Desenvolvimento Humano
bottom of page