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Treinamento

Alta Performance

Unimed Belém - OCP/PA

Treinamento de Alta Performance - Unimed Belém / SESCOOP-PA

October 25, 2017

Unimed Belém investe em capacitação profissional

 

25/10/2017

 

Um dos fatores decisivos para a liderança regional da cooperativa Unimed Belém no segmento de saúde é o investimento na qualificação profissional. Durante os últimos dois meses, mais de 700 colaboradores das áreas de atendimento ao cliente e enfermagem concluíram o Programa de Desenvolvimento para Alta Performance, articulado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB/PA). O objetivo foi aprimorar as dinâmicas internas entre os setores de trabalho da cooperativa, proporcionando melhores resultados para os beneficiários da Unimed.

O Programa foi dividido em quatro módulos. O último ocorreu semana passada e tratou sobre dinâmicas sistêmicas. Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem receberam dinâmicas sobre gestão de conflitos no ambiente de trabalho e aprenderam a como lidar com as subjetividades. Greyce Kelli e Daniele Arantes foram as instrutoras contratadas. O objetivo principal foi reorganizar as posições das pessoas dentro da Unimed, que funciona como um sistema onde cada indivíduo tem uma atribuição. Tal importância corresponde ao desenvolvimento de todas as atividades da cooperativa. Para que tudo ocorra com eficiência, cada peça é indispensável e, por isso, todos devem estar cientes de suas responsabilidades.

“Acompanhamos o treinamento que utiliza ferramentas diversas, como linguagem neurolinguística. A intenção é trabalhar e valorizar o próprio ser humano, os colaboradores, que são uma das bases de sustentação da cooperativa. Mesmo com pensamentos divergentes, o processo dentro da organização precisa rodar, deixando o olhar pessoal e pensando no coletivo independentemente de qualquer interesse ou ideologia pessoal”, afirmou o gerente de desenvolvimento do Sistema OCB/PA, Vanderlande Rodrigues.

Ao longo do curso, ainda foram trabalhados os módulos Autoconhecimento, Comunicação Eficaz e Inteligência Emocional. De forma geral, o Programa foi organizado em três etapas: A construção do produto, avaliação dos participantes e a medição da efetividade na prática. Com essa avaliação de reação aplicada, se percebeu a importância do produto desenhado especificamente para a realidade da cooperativa. A avaliação teórica preliminar foi positiva, porém, ainda haverá outra avaliação sobre a efetividade das mudanças estruturais para melhoramento das atividades.

“Nenhum treinamento é eficaz se não vermos mudança na equipe, se não absorverem os conceitos no sentido de melhorar o atendimento ao cliente. O comportamento não muda de um dia para o outro. Por isso que o Programa foi realizado por alguns meses em quatro módulos. Fomos paulatinamente tocando nos assuntos de modo que pudéssemos ver a equipe coloca-los em prática. Já vemos bons resultados, com melhorias significativas no relacionamento interpessoal e no atendimento ao cliente.  Para a Unimed, todo esse processo não representou um custo. Na realidade, é um investimento feito no SESCOOP para que continue nos ajudando a aperfeiçoar o trabalhado realizado pela cooperativa. O reflexo é no atendimento aos nossos clientes”, afirmou a Gestora de Pessoas da Unimed Belém, Lene Ferreira.

A capacitação é um projeto piloto do Sistema OCB/PA que visa o autorreconhecimento. Foram realizados treinamentos com visitas de campo antecipadamente à execução dos cursos. Com isso, o Sistema OCB/PA percebeu as dificuldades que, de fato, os cooperados possuem, os conflitos que ocorrem internamente, a melhor forma de abordagem, os temas mais importantes e cruciais, como preparar o material do treinamento e seus assuntos. O objetivo foi aumentar a assertividade das capacitações na Unimed Belém, a primeira a implantar o projeto.

 

“Houve uma dedicação muito grande, muito comprometimento, no sentido de colocar o que havíamos combinado, do que precisávamos de desenvolvimento da alta performance da nossa equipe. Tivemos um feed back bastante positivo com avaliações que chegaram até a 95% de satisfação. É um ponto que deve ser considerado”, completou Lene.

Na Unimed Belém, serão realizados um total de 82 cursos ao longo deste ano, como Gestão Financeira, Mediação de Conflitos, Recursos Humanos para Lideranças, Humanização no Atendimento ao Cliente, Qualidade aos Processos, Cursos voltados para o Cooperativismo, Dicas de Gramática para maior assertividade nos procedimentos internos, entre outros. A previsão é que a capacitação seja direcionada para quase todos os profissionais da Unimed Belém até 2018. Ainda serão realizados outros cursos concomitantes demandados pela própria Unimed Brasil. Dentro destes treinamentos, poderão surgir outras demandas nas fichas de avaliação. Com isso, o público de beneficiados poderá ser maior.

“A cooperativa é uma das maiores arrecadadoras para o SESCOOP. Por isso, a ideia é continuar fazendo a devolução do recurso em forma de capacitação e treinamento. Temos o MBA em Terapia Intensiva além de outros projetos como o Aprendiz Cooperativo e os programas sociais do Dia C. Em suma, atendemos nas três áreas do Sistema OCB/PA: formação profissional, monitoramento e promoção social. É importante casar as três áreas, tendo realmente capacitações com efetividade, pensadas e direcionadas. Com isso, buscamos a melhoria do desempenho, aumentando o número de clientes, contratando mais e, consequentemente, arrecadando mais para o sistema cooperativista”, afirma o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Link:

Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos

Treinamento de Alta Performance - Unimed /SESCOOP-PA

Treinamento da Unimed Belém tem quase 95% de satisfação

 

17/08/2017

 

As cooperativas, como qualquer negócio, funcionam como uma engrenagem na qual todas as peças precisam estar bem alinhadas. O aprimoramento das dinâmicas internas entre os setores de trabalho da cooperativa Unimed Belém estimulou a realização do Programa de Desenvolvimento de Alta Performance, desenvolvido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB/PA). Estão sendo ministradas capacitações, envolvendo um público total de aproximadamente 700 pessoas, quase 45% dos colaboradoresNa avaliação feita do treinamento até então, se alcançou um percentual de 95% em relação ao grau de satisfação dos participantes.

A capacitação é um projeto piloto do Sistema OCB/PA que visa o autorreconhecimento. Foram realizados treinamentos com visitas de campo antecipadamente à execução dos cursos. Greyce Kelli e Daniele Arantes foram as instrutoras contratadas. Com a visita antecipada, as profissionais perceberam as dificuldades que, de fato, os cooperados possuem, os conflitos que ocorrem internamente, a melhor forma de abordagem, os temas mais importantes e cruciais, como preparar o material do treinamento e seus assuntos. O objetivo foi aumentar a assertividade das capacitações na Unimed Belém, a primeira a implantar o projeto.

“Para sermos mais efetivos, nos reunimos com a gestão para avaliar o que a diretoria ambicionava com o treinamento. Levantamos as informações, construímos um primeiro produto em cima da realidade dos colaboradores, apresentamos a proposta com os temas a serem trabalhados e a forma como seria feito. O Programa tem quatro módulos que perpassam por todas as necessidades levantadas com temas e ferramentas atuais para se trabalhar. Está sendo uma capacitação voltada para a parte administrativa, que trata da gestão das pessoas e do negócio, assim como para a área de assistência medica, que trata do público final, os clientes da cooperativa. Com a melhoria no atendimento dos cooperados e colaboradores, a intenção é ter um reflexo nos resultados”, afirmou o Analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/PA, Diego Andrade.

Estão sendo trabalhados quatro módulos: Autoconhecimento, comunicação eficaz, inteligência emocional e dinâmicas sistêmicas. De forma geral, o Programa é dividido em três etapas: A construção do produto, avaliação dos participantes e a medição da efetividade na prática. Já foram executadas duas etapas. Com essa avaliação de reação aplicada, se percebeu a importância do produto desenhado especificamente para a realidade da cooperativa. A avaliação teórica preliminar foi positiva, porém, ainda haverá outra avaliação sobre a efetividade das mudanças estruturais para melhoramento das atividades.

Os critérios utilizados na avaliação do instrutor palestrante foram: Metodologia utilizada, conhecimentos sobre o tema e relacionamento com a turma. Sobre o programa e a metodologia: objetivos atingidos, equilibro entre teoria e pratica e adequação do material didático ao programa. Em relação aos recursos utilizados no treinamento: material impresso, recurso visual e local de realização.

“Por ter sido um projeto piloto, já foi muito bom perceber a satisfação dos participantes. Ficaremos mais satisfeitos se a cooperativa evoluir, mensurando os resultados frente ao paciente. Estamos estudando a aplicação projeto em outras cooperativas como na Cooperduque, com uma capacitação especifica para a problemática identificada, investindo mais tempo nas necessidades e trabalhando os pontos cruciais com ações pontuais e assertivas. Deu certo na Unimed e continuaremos fazendo nas demais capacitações”, afirma o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.

Na Unimed Belém, serão realizados um total de 82 cursos ao longo deste ano, como Gestão Financeira, Mediação de Conflitos, Recursos Humanos para Lideranças, Humanização no Atendimento ao Cliente, Qualidade aos Processos, Cursos voltados para o Cooperativismo, Técnicas de Comunicação para a equipe de Call Center, Excelência de Atendimento para Clientes Externos, Dicas de Gramática para maior assertividade nos procedimentos internos, entre outros. A previsão é que a capacitação seja direcionada para quase todos os profissionais da Unimed Belém até 2018. Ainda serão realizados outros cursos concomitantes demandados pela própria Unimed Brasil. Dentro destes treinamentos, poderão surgir outras demandas nas fichas de avaliação. Com isso, o público de beneficiados poderá ser maior.

“A cooperativa é uma das maiores arrecadadoras para o SESCOOP. Por isso, a ideia é continuar fazendo a devolução do recurso em forma de capacitação e treinamento. Temos o MBA em Terapia Intensiva além de outros projetos como o Aprendiz Cooperativo e os programas sociais do Dia C. Em suma, atendemos nas três áreas do Sistema OCB/PA: formação profissional, monitoramento e promoção social. É importante casar as três áreas, tendo realmente capacitações com efetividade, pensadas e direcionadas. Com isso, buscamos a melhoria do desempenho, aumentando o número de clientes, contratando mais e, consequentemente, arrecadando mais para o sistema cooperativista”, afirma o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

Link:

Fonte: Ascom Sistema OCB/PA - Wesley Santos

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